Safran obtém certificação da EASA para motor elétrico

ENGINeUS 100 é compacto, leve e oferece potência máxima de 125 kW, com uma relação peso/potência de 5 kW/kg

Anthony Guerra / Safran

A Safran Electrical & Power anunciou a certificação concedida pela Agência Europeia para a Segurança da Aviação (EASA) para o motor ENGINeUS 100, um motor elétrico certificado para a nova Mobilidade Aérea.

O motor obteve a certificação após uma campanha que envolveu 1.500 horas de testes de certificação do motor e mais de 100 horas de voo em uma aeronave em condições reais. Esse é o resultado de quatro anos de colaboração com a EASA para definir as regras específicas de aeronavegabilidade para propulsão elétrica e projetar os métodos corretos para avaliá-la e certificá-la adequadamente.

O motor elétrico ENGINeUS 100 é um conjunto de inovações. Seu design inclui eletrônica de potência e controle diretamente integrada ao motor. Ele pode ser facilmente integrado a todas as arquiteturas de propulsão, graças à sua compactação, leveza e sistema de resfriamento a ar. Ele oferece potência máxima de 125 kW, com uma relação peso/potência de 5 kW/kg.

A Safran Electrical & Power está se preparando para produzir em massa a linha ENGINeUS com a criação de quatro linhas de produção semiautomatizadas em 2026 em Niort (França) e Pitstone (Reino Unido), permitindo a produção de mais de 1.000 motores elétricos por ano, com capacidade para aumentar a produção.

O motor elétrico ENGINeUS foi projetado para atender às diversas exigências do novo mercado de mobilidade, desde a propulsão 100% elétrica para pequenas aeronaves de dois a quatro passageiros, passando pela propulsão híbrida-elétrica distribuída para pequenas aeronaves de transporte regional de 19 passageiros, até a hibridização elétrica das futuras gerações de motores de aeronaves comerciais, capazes de transportar 150 passageiros.

Muitos fabricantes de aviões que operam na nova mobilidade aérea já optaram pela linha de motores ENGINeUS ou pelos motores-geradores GENeUS da Safran: AURA AERO, Bye Aerospace, CAE, Diamond Aircraft, Electra, TCab Tech e VoltAero. A certificação do ENGINeUS 100 é um marco importante para a produção e o lançamento no mercado da primeira aeronave.

“Acabamos de testemunhar um momento importante na história da aviação. Ao obter a certificação para o motor elétrico ENGINeUS 100, a Safran Electrical & Power alcançou um feito inédito no mundo. Para a Safran Electrical & Power e seus parceiros institucionais, esse evento representa uma imensa fonte de orgulho”, disse Bruno Bellanger, CEO da Safran Electrical & Power.

“Esse foi um projeto fascinante para a EASA e o primeiro teste de nossa Condição Especial projetada para a certificação de propulsão híbrida e totalmente elétrica”, disse Rachel Daeschler, Diretora de Certificação da EASA. “A EASA está totalmente comprometida em apoiar o desenvolvimento e a certificação de tecnologias de propulsão destinadas a descarbonizar a aviação. Parabenizamos a Safran por essa conquista fundamental, que está abrindo caminho para a eletrificação da aviação, para pequenos aviões e muito mais”, complementou.

Veja abaixo como foi o Expo eVTOL 2024: