Helicópteros e principalmente aviões têm muito a inovar, mas a Aviação do Futuro está sendo liderada pela revolução provocada pelas aeronaves eVTOL e o novo mercado de Mobilidade Aérea Avançada (AAM, na sigla em inglês) que está prestes a decolar. Hoje, diversos fabricantes estão em estágio avançado de desenvolvimento de eVTOLs, os veículos elétricos de decolagem e pouso na vertical, e similares. Alguns estão muito próximos de obter a certificação das autoridades aeronáuticas para iniciar a operação comercial.

Trata-se, portanto, de uma tecnologia disruptiva que vai mudar a mobilidade das cidades e mesmo de regiões rurais, seja com o transporte de passageiros ou de cargas, e mesmo para aplicações mais específicas, como emergências médicas, segurança, entre outras.

Esse cenário pré-operacional, inclusive no Brasil, cria uma demanda por debates aprofundados e conexões entre empresas e poder público para gerar um ecossistema de mobilidade aérea escalável, acessível, sustentável e seguro.

O propósito do evento Expo eVTOL 2025 é realizar, de 3 a 5 de junho no Expo Center Norte – Pavilhão Azul, em São Paulo (SP), uma feira e um fórum, com tradução simultânea (português, espanhol e inglês) com especialistas brasileiros e internacionais.

Estão confirmadas no evento, como nas edições anteriores, as instituições reguladoras: ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) e DECEA (Departamento de Controle do Espaço Aéreo).

De forma simultânea ao Expo eVTOL 2025, acontecem no mesmo local outros três eventos de tecnologia: o MundoGEO Connect, sobre geotecnologias; o SpaceBR Show, sobre a cadeia produtiva do setor e as soluções que vêm do espaço; e a DroneShow Robotics.