Principais provedores de software, como Ansys, Altair, Cadence, Siemens e Synopsys, adotam NVIDIA Blackwell
A NVIDIA anuncia que os principais fornecedores de software de engenharia assistida por computador (CAE), como Ansys, Altair, Cadence, Siemens e Synopsys, estão acelerando suas ferramentas de simulação em até 50 vezes com a plataforma NVIDIA Blackwell.
Com esse software acelerado, juntamente com as bibliotecas e os projetos da NVIDIA CUDA-X™ para otimizar ainda mais o desempenho, setores como o automotivo, o aeroespacial, o de energia, o de manufatura e o de ciências biomédicas podem reduzir significativamente o tempo de desenvolvimento de produtos, cortar custos e aumentar a precisão do design, mantendo a eficiência energética.
“A simulação de física acelerada pela CUDA na Blackwell aprimorou os digitais twins em tempo real e está reinventando todo o processo de engenharia. Chegará o dia em que praticamente todos os produtos serão criados e ganharão vida como um digital twin muito antes de serem realizados fisicamente”,
afirma Jensen Huang, fundador e CEO da NVIDIA.
Suporte a ecossistemas para Blackwell
Os fornecedores de software podem ajudar seus clientes a desenvolverem digitais twins com interatividade em tempo real e, agora, acelerá-los com as tecnologias da NVIDIA Blackwell.
O crescente ecossistema que integra a Blackwell ao seu software inclui Altair, Ansys, BeyondMath, Cadence, COMSOL, ENGYS, Flexcompute, Hexagon, Luminary Cloud, M-Star, NAVASTO, uma empresa da Autodesk, Neural Concept, nTop, Rescale, Siemens, Simscale, Synopsys e Volcano Platforms.
A Cadence está usando os sistemas acelerados pela NVIDIA Grace Blackwell para ajudar a resolver um dos maiores desafios da dinâmica de fluidos computacional (CFD): a simulação de uma aeronave inteira durante a decolagem e o pouso. Usando o solucionador de CFD da Cadence Fidelity, a Cadence executou com sucesso simulações de células multibilionárias em um único servidor NVIDIA GB200 NVL72 em menos de 24 horas, o que antes exigiria vários dias para ser concluído em um cluster de CPU com centenas de milhares de núcleos.
Esse avanço ajudará o setor aeroespacial a projetar aeronaves mais seguras e eficientes, reduzindo ao mesmo tempo a quantidade de dispendiosos testes em túnel de vento necessários para acelerar o tempo de comercialização.
Anirudh Devgan, presidente e CEO da Cadence, afirma:
“A aceleração do portfólio Cadence.AI pela Blackwell oferece maior produtividade e qualidade dos resultados para o design de sistemas inteligentes, reduzindo as tarefas de engenharia que demoravam horas para minutos e desbloqueando simulações que antes eram impossíveis. Nossa colaboração com a NVIDIA impulsiona a inovação em semicondutores, data centers, IA física e ciências.”
Sassine Ghazi, presidente e CEO da Synopsys, ressalta:
“No GTC, estamos revelando os resultados de desempenho mais recentes observados em nosso portfólio líder ao otimizar as soluções da Synopsys para a NVIDIA Blackwell a fim de acelerar fluxos de trabalho de design de chips que fazem uso intensivo de computação. A tecnologia da Synopsys é essencial para a produtividade e os recursos das equipes de engenharia, do silício aos sistemas. Ao aproveitar o poder da computação acelerada da NVIDIA, podemos ajudar os clientes a desbloquear novos níveis de desempenho e oferecer suas inovações ainda mais rapidamente.”
Ajei Gopal, presidente e CEO da Ansys, pontua:
“A estreita parceria entre a Ansys e a NVIDIA está acelerando a inovação em um ritmo sem precedentes. Ao aproveitar o desempenho computacional das GPUs da NVIDIA Blackwell, nós da Ansys estamos capacitando os engenheiros da Volvo Cars a enfrentar os desafios mais complexos da dinâmica de fluidos computacional com velocidade e precisão excepcionais, permitindo mais estudos de otimização e oferecendo veículos com mais desempenho.
James Scapa, fundador e CEO da Altair, ressalta:
“O poder de computação da plataforma NVIDIA Blackwell, combinado com as ferramentas de simulação de ponta da Altair, oferece aos usuários recursos transformadores. Essa combinação torna as simulações baseadas em GPU até 1,6 vezes mais rápidas em comparação com a geração anterior, ajudando os engenheiros a resolverem rapidamente desafios de design e oferecendo às indústrias o poder de criar produtos mais seguros e sustentáveis por meio de digital twins em tempo real e IA baseada em física.”
Roland Busch, presidente e CEO da Siemens, informa:
“A combinação da inovadora arquitetura Blackwell da NVIDIA com os digitais twins baseados em física da Siemens permitirá que os engenheiros reduzam drasticamente o tempo e os custos de desenvolvimento usando digital twins fotorrealistas e interativos. Essa colaboração nos permitirá ajudar os clientes a inovarem mais rapidamente, otimizar processos e alcançar níveis notáveis de eficiência em design e manufatura.”
Marcio Aguiar, diretor da divisão Enterprise da NVIDIA para América Latina, conclui:
“Por meio da plataforma NVIDIA Blackwell, estamos colaborando no avanço de diversos setores. A NVIDIA vem acelerando a criação de soluções mais inteligentes e eficientes, reduzindo o tempo no desenvolvimento de produtos e reduzindo custos operacionais.
Com informações e imagens da NVIDIA
Destaques da última edição do Expo eVTOL: