Empresas trabalharão na avaliação do espaço aéreo, análise regulatória e estudos de viabilidade para três locais importantes em Abu Dhabi: Al Bateen, Yas Island e Khalifa Port
A LODD, uma empresa sediada em Abu Dhabi, especializada em tecnologia de drones alimentada por IA e logística aérea autônoma, e a Skyports Infrastructure revelaram projetos de vertiporto a serem desenvolvidos em três locais estratégicos.
O projeto tem como objetivo aprimorar as soluções de mobilidade aérea, integrando novas infraestruturas à rede de transporte de Abu Dhabi para acelerar a movimentação de cargas e passageiros e melhorar a eficiência logística na capital dos Emirados Árabes Unidos.
A LODD e a Skyports assinaram um memorando de entendimento para o desenvolvimento de uma infraestrutura de vertiporto que conectará locais importantes em Abu Dhabi, com potencial para permitir a conectividade entre outros Emirados. O desenvolvimento de uma rede de vertiportos permitirá o lançamento e o aumento de escala das operações de aeronaves elétricas de decolagem e pouso vertical (eVTOL) e da logística aérea autônoma.
Rashid Al Mannai, CEO da LODD, enfatizou que a construção de vertiportos representa um passo significativo para a integração da mobilidade aérea sem tripulação no sistema de transporte público de Abu Dhabi. Ele acrescentou que os projetos são o resultado de extensos estudos de viabilidade, colaboração frutífera com as partes interessadas e uma visão clara das operações de mobilidade aérea em escala.
“Abu Dhabi serve como modelo global de mobilidade aérea, graças a seus sistemas progressivos. Esses vertiportos estabelecerão a base para uma rede de mobilidade aérea pronta para o futuro, apoiando tanto os serviços comerciais de passageiros eVTOL quanto a logística aérea autônoma”, disse ele.
Duncan Walker, CEO da Skyports, comentou: “A revelação desses projetos e a assinatura de um MOU destacam o progresso que está sendo feito para definir e desenvolver a rede de infraestrutura AAM de Abu Dhabi. Como mostram nossos projetos conceituais de vertiportos, a carga é tão importante para o futuro do AAM de Abu Dhabi quanto as operações de passageiros. O desenvolvimento de uma rede abrangente de passageiros e cargas nos permitirá trazer benefícios abrangentes para o Emirado, tanto para as pessoas quanto para as empresas.”
Ambas as partes fornecerão informações sobre avaliação do espaço aéreo, análise regulatória e estudos de viabilidade para três locais importantes em Abu Dhabi: Al Bateen, Ilha Yas e Porto Khalifa. Mais de 34 partes interessadas foram envolvidas, e 14 locais potenciais foram avaliados, culminando em um estudo de viabilidade detalhado apresentado ao governo de Abu Dhabi.
Veja abaixo como foi o Expo eVTOL 2024: