Acordos colocarão autoridades aeronáuticas trabalhando em conjunto para a construção de certificação das aeronaves elétricas de pouso e decolagem vertical
A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) assinou duas cartas de intenção para certificação de veículos elétricos de pouso e decolagem vertical, os eVTOLs. Os acordos foram assinados com a autoridade de aviação civil europeia, a EASA, e com a autoridade de aviação civil do Reino Unido, a CAA-UK.
Os acordos firmados entre as autoridades durante a conferência oficializam a intenção de atuação em conjunto entre as autoridades de aviação civil mencionadas para a construção da certificação de eVTOLs, compartilhando experiências e trabalhando em colaboração.
Os eVTOLs estão em estágio inicial de desenvolvimento, mas já são a nova tendência no transporte aéreo e a tendência é de que a tecnologia se torne realidade nos próximos anos, motivo pelo qual ANAC já está estudando regulamentação para certificação desses veículos aéreos.
Os acordos foram assinados durante a EASA-FAA Safety Conference, que ocorreu na cidade de Colônia, na Alemanha, e contou com a participação das principais agências reguladoras do mundo.
Acesse o canal de conteúdo sobre eVTOL e Mobilidade Aérea Avançada