Skyports, SEA Milano e 2i Aeroporti anunciam rede de Vertiportos na Itália

Joint venture VEGA se concentrará na implantação de redes críticas de infraestrutura de vertiportos em Milão e na região da Lombardia

A Skyports Infrastructure, a SEA Milano, proprietária dos aeroportos de Milão, e a 2i Aeroporti, a principal empresa italiana de investimentos em infraestrutura aeroportuária controlada por fundos de infraestrutura da F2i, anunciaram a formação da VEGA, uma joint venture criada para promover o ecossistema AAM em Milão e na região da Lombardia.

A VEGA – Vertical Gateway – se concentra na implantação de redes de infraestrutura de vertiport essenciais em toda a Lombardia, abrindo caminho para a introdução de serviços de táxi aéreo elétrico. Ao integrar soluções de aviação vertical elétrica sustentável, o VEGA tem como objetivo transformar a mobilidade regional, facilitando o transporte eficiente e com emissão zero de pessoas e mercadorias.

A VEGA conta com o conhecimento especializado de cada parceiro da JV. A Skyports contribuirá com seu conhecimento no desenvolvimento, construção e operação de infraestrutura de vertiportos, a SEA Milan trará mais de 70 anos de experiência na gestão e operação de dois dos aeroportos mais movimentados da Itália, e a 2i Aeroporti aproveitará suas sólidas relações com instituições italianas e sua grande plataforma de aeroportos nacionais para estimular o crescimento da VEGA.

O primeiro objetivo da VEGA é lançar operações entre o Aeroporto de Malpensa e o centro de Milão. Em seguida, a JV se concentrará em ampliar as operações para outras partes da Lombardia e, possivelmente, para outras regiões italianas.

Paolomaria Capello, CEO da VEGA, disse: “Essa joint venture reúne as principais partes interessadas em aviação para transformar o transporte no coração da capital comercial e industrial da Itália. Com a VEGA, estamos oferecendo tecnologia de ponta em aviação vertical elétrica, criando conexões mais rápidas e limpas entre centros urbanos, aeroportos e outros importantes centros de atividade econômica e turismo. Com parceiros tão fortes envolvidos nesses esforços, estamos na melhor posição possível para alcançar as ambições de AAM da Itália.”

Damian Kysely, Diretor da VEGA e Chefe da EMEA na Skyports Infrastructure, disse: “A formação da VEGA é um marco significativo na missão da Skyports de levar as operações de táxi aéreo para o norte da Itália. Essa joint venture ressalta nosso compromisso com a construção da infraestrutura necessária para tornar a mobilidade aérea avançada uma realidade para Milão e Lombardia. Com a VEGA, não estamos apenas desenvolvendo soluções de transporte eficientes e de baixa emissão para passageiros e cargas, mas também posicionando a região como líder no futuro da AAM na Europa.”

Laura Pascotto, sócia da F2i, disse: “A F2i, por meio da 2i Aeroporti, controla a maior rede de aeroportos da Itália, com mais de 63 milhões de passageiros por ano. Esse resultado foi construído ao longo dos anos por meio de várias aquisições e investimentos relevantes, e hoje é a plataforma ideal para o desenvolvimento de infraestruturas de mobilidade vertical. Como acionistas da SEA e da Skyports, estamos entusiasmados em dar vida à Vega e participar diretamente de seu desenvolvimento.”