Com um piloto a bordo, aeronave decolou do heliporto Dowtown, em Manhattan. Empresa espera iniciar operações comerciais na cidade em 2025 com a Delta Air Lines
A Joby Aviation realizou um voo de demonstração em Nova York, o que marcou o primeiro voo de táxi aéreo de uma aeronave elétrica de decolagem e pouso vertical (eVTOL) na cidade e a primeira vez que a empresa voou em um ambiente urbano. A aeronave foi pilotada por James Denham.
O eVTOL decolou do heliporto Downtown, em Manhattan, e voltou ao local alguns minutos depois. A expectativa é de que a aeronave realize novos voos de demonstração, saindo do heliporto HHI em Kearny, em Nova Jersey.
A Joby anunciou anteriormente, por meio de sua parceria com a Delta Air Lines, que espera que Nova York seja um dos primeiros mercados de lançamento após receber a certificação da Administração Federal de Aviação dos Estados Unidos (FAA). A empresa planeja oferecer viagens rápidas e silenciosas usando sua aeronave elétrica pilotada para quatro passageiros, com zero emissões operacionais.
Além disso, a Joby e Delta estão trabalhando em estreita colaboração com a Autoridade Portuária de Nova York e a Corporação de Desenvolvimento Econômico da Cidade de Nova York (EDC) enquanto planejam as operações iniciais, incluindo o desenvolvimento de infraestrutura no JFK e no aeroporto Internacional La Guardia (LGA). Isso se baseia em investimentos recentes e significativos que a Delta fez na melhoria da experiência do cliente em seus hubs de Nova York.
“Oferecer experiências excepcionais aos nossos clientes é o motivo pelo qual a Delta investiu mais de US$ 7 bilhões na cidade de Nova York, especialmente em nossos hubs La Guardia e JFK”, disse Gail Grimmett, vice-presidente sênior de desempenho de sustentabilidade e parcerias estratégicas da Delta. “O anúncio de hoje demonstra o grande progresso feito no lançamento de serviços de táxi aéreo limpos, silenciosos e convenientes para os clientes da Delta que viajam de e para Nova York, e é uma prova de nossos parceiros inovadores na Joby e do apoio do prefeito Eric Adams no avanço de novos e tecnologias sustentáveis.”
“Planejamos tornar o voo silencioso e sem emissões uma realidade cotidiana acessível para os nova-iorquinos, ao mesmo tempo que reduzimos significativamente o impacto do ruído dos helicópteros”, complementou JoeBen Bevirt, fundador e CEO da Joby Aviation.
A aeronave de Joby é otimizada para voos rápidos e consecutivos e pode voar até 160 quilômetros com uma única carga, cobrindo 99% de todas as viagens realizadas hoje nos cinco distritos da cidade de Nova York. Embora a viagem de Manhattan ao Aeroporto Internacional John F. Kennedy (JFK) possa levar mais de uma hora de carro, Joby espera que a viagem leve apenas sete minutos de avião.
A aeronave de Joby foi projetada para ter uma pegada acústica radicalmente menor do que os helicópteros atuais, permitindo-lhe operar em áreas densamente povoadas, como a cidade de Nova York, sem aumentar o ruído de fundo. Em 2022, Joby colaborou com a NASA para medir o som da sua aeronave, confirmando que registou o equivalente a 45,2 decibéis ponderados A (dBA) ao voar a uma altitude de 1640 pés (500 metros) – mais silencioso do que uma conversa típica.
Joby voou mais de 48 mil quilômetros com seu protótipo em escala real, começando em 2017. A empresa comemorou recentemente a primeira aeronave a sair de sua planta piloto de produção em Marina, Califórnia, e entregou o primeiro táxi aéreo elétrico para o Força Aérea dos EUA para testes operacionais na base. Joby espera lançar seu serviço comercial de passageiros em 2025.