Joby inicia fase final da certificação de eVTOL junto à FAA

Testes para Autorização de Inspeção de Tipo (TIA) foram concluídos usando um simulador e empresa segue com a meta de iniciar voos de teste com a primeira aeronave em conformidade com a FAA em 2025

A Joby Aviation, empresa americana que desenvolve eVTOLs para serviços comerciais de passageiros, anunciou que entrou na fase final de certificação de sua aeronave, tendo realizado seu primeiro teste da Administração Federal de Aviação (FAA) sob a Autorização de Inspeção de Tipo (TIA). Os testes envolveram pilotos da FAA que avaliaram elementos de fatores humanos de segurança de voo usando uma cabine de comando em conformidade com a FAA em um simulador da Joby.

O teste TIA é considerado a fase final do processo de certificação de tipo, que abre caminho para que uma aeronave comece a operar comercialmente com passageiros. Nessa fase, os pilotos de teste da FAA realizam testes para validar o desempenho e a segurança de uma aeronave de acordo com os planos de teste de certificação previamente aprovados.

“Esse marco demonstra a liderança contínua da Joby no setor e é um reflexo da maturidade do nosso programa de testes e dos rigorosos testes da empresa que já concluímos”, disse JoeBen Bevirt, CEO e fundador da Joby Aviation.

“Além de continuarmos com os testes de crédito de componentes, aeroestruturas e sistemas que já estão em andamento, nossa meta é iniciar os testes de voo TIA em 2025 com nossa primeira aeronave em conformidade com a FAA, que está sendo construída atualmente em nossas instalações em Marina, Califórnia”, completou.

Os testes foram realizados de acordo com um conjunto de critérios descritos em um plano de teste de certificação de fatores humanos aprovado pela FAA e mediram a carga de trabalho do piloto em várias condições de voo esperadas, a ergonomia física da cabine de comando, bem como outros aspectos de fatores humanos da segurança da aeronave. Quatro pilotos de teste da FAA concluíram três dias de testes TIA durante o compromisso.

Em outra grande conquista, a Joby anunciou que concluiu com sucesso os testes de carga estática em uma estrutura de cauda da aeronave em conformidade com a FAA, marcando a primeira vez que a empresa testou uma grande aeroestrutura para obter crédito da FAA.

A Joby é a primeira fabricante de eVTOL a concluir três dos cinco estágios do programa de certificação de tipo da FAA e está mais de 40% concluída com o trabalho da empresa para o quarto estágio.

O táxi aéreo elétrico da Joby foi projetado para transportar um piloto e até quatro passageiros a velocidades de até 320 km/h, oferecendo mobilidade de alta velocidade com uma fração do ruído produzido por helicópteros e zero emissões operacionais.