Joby e Virgin Atlantic planejam lançar voos com eVTOL no Reino Unido

Parceria prevê conexões regionais e urbanas a partir de hubs da companhia aérea, começando pelos aeroportos de Heathrow e Manchester

A Joby Aviation, empresa sediada na Califórnia que desenvolve eVTOLs para serviços comerciais de passageiros, anunciou uma parceria com a Virgin Atlantic, companhia aérea de longa distância do Reino Unido, que fará com que as empresas se associem para o lançamento de serviço de táxi aéreo da Joby no Reino Unido.

A parceria se baseia em um acordo existente entre a Joby e a Delta Air Lines – que detém uma participação de 49% na Virgin Atlantic – para lançar o serviço nos EUA e no Reino Unido.

A parceria tem como objetivo oferecer viagens de curta distância, sem interrupções e com emissão zero em todo o Reino Unido, começando com conexões regionais e urbanas a partir dos hubs da Virgin Atlantic nos aeroportos de Heathrow e Manchester. A Virgin Atlantic apoiará os esforços de entrada no mercado da Joby no Reino Unido por meio do marketing do serviço para seus clientes, envolvendo os órgãos reguladores juntamente com a Joby e ajudando a criar apoio para o desenvolvimento da infraestrutura de aterrissagem nos principais aeroportos.

O eVTOL da Joby foi projetado para transportar um piloto e até quatro passageiros a velocidades de até 320 km/h e a parceria significa que os clientes da Virgin Atlantic poderão reservar um assento na aeronave da Joby por meio do aplicativo, site e outros canais da Virgin Atlantic.

Shai Weiss, CEO da Virgin Atlantic, disse: “Como líder em sustentabilidade e com a inovação firmemente em nosso DNA, estamos muito satisfeitos com a parceria com a Joby para levar voos de curta distância com emissão zero para aeroportos e cidades em todo o Reino Unido. Nossa parceria estratégica combina a experiência da Joby em design, engenharia e tecnologia com o poder da marca Virgin Atlantic e a premiada experiência do cliente. Estamos ansiosos para trabalhar juntos para levar o serviço da Joby ao Reino Unido e oferecer maior conectividade aos nossos clientes.”

JoeBen Bevirt, fundador e CEO da Joby, comentou: “O compromisso da Virgin Atlantic em encantar seus clientes reflete nossa experiência com a Delta e não poderíamos imaginar um parceiro melhor para trabalhar no Reino Unido. Juntos, temos o compromisso de oferecer opções mais rápidas de mobilidade em todo o país, inclusive para os clientes da Virgin Atlantic e da Delta que se dirigem ao aeroporto ou se deslocam entre as cidades do Reino Unido.”

O táxi aéreo elétrico da Joby utiliza seis hélices que permitem a decolagem e o pouso vertical com uma fração do ruído produzido pelos helicópteros atuais. A aeronave é otimizada para voos rápidos e consecutivos e espera-se que seja implantada em rotas de até 160 quilômetros. Joby realizou milhares de voos de teste, incluindo voos de exibição na cidade de Nova York, no Japão e na Coreia do Sul.

As viagens no Reino Unido podem incluir um voo de 15 minutos do Aeroporto de Manchester para Leeds, ou uma viagem de 8 minutos do Aeroporto de Heathrow para Canary Wharf, em vez de 80 minutos de carro. Com o tempo, a Joby espera construir uma rede de locais de pouso que ofereça viagens rápidas e convenientes pelas cidades e comunidades em todo o Reino Unido. A Joby espera oferecer preços comparáveis às opções de compartilhamento de viagens terrestres premium existentes no lançamento.

Em 2022, a Joby e a Delta Air Lines anunciaram uma parceria comercial e operacional em várias cidades para ser pioneira no transporte entre a comunidade e o aeroporto para os clientes. Embora a parceria Joby/Delta seja mutuamente exclusiva nos EUA e no Reino Unido por pelo menos cinco anos após o lançamento comercial, a parceria foi ampliada para incluir a Virgin Atlantic no Reino Unido.

Veja abaixo como foi o Expo eVTOL 2024: