Emirados Árabes Unidos iniciam mapeamento de corredores aéreos para eVTOLs

Processo levará 20 meses e definirá as principais rotas que conectarão os principais aeroportos internacionais e locais emblemáticos dos Emirados Árabes Unidos

Os Emirados Árabes Unidos iniciaram o mapeamento de corredores aéreos e o desenvolvimento da estrutura regulatória para táxis aéreos pilotados e autônomos e drones de carga. Essa iniciativa transformadora marca um grande avanço no objetivo do país de liderar o futuro da mobilidade.

Por meio de uma parceria estratégica entre a Autoridade Geral de Aviação Civil (GCAA) e as entidades do Conselho de Pesquisa de Tecnologia Avançada (ATRC), Instituto de Inovação Tecnológica (TII) e ASPIRE, os Emirados Árabes Unidos pretendem remodelar a maneira como as pessoas e as mercadorias se deslocam pelos espaços urbanos.

Com corredores aéreos e regulamentações a serem definidos nos próximos 20 meses, as rotas conectarão os principais aeroportos internacionais e locais emblemáticos dos Emirados Árabes Unidos, estendendo-se ainda mais para garantir a integração perfeita de táxis aéreos pilotados e autônomos e drones de carga nas paisagens urbanas do país.

“O mapeamento do corredor aéreo para táxis aéreos e drones pilotados e autônomos é um marco crucial que permitirá a implementação perfeita da mobilidade aérea avançada na infraestrutura dos Emirados Árabes Unidos. Essa iniciativa garante a adoção segura e eficiente da mobilidade aérea, oferecendo soluções transformadoras para o transporte urbano e abrindo caminho para um futuro mais inteligente e conectado”, disse Saif Mohammed Al Suwaidi, diretor-geral da GCAA.

A abordagem dos Emirados Árabes Unidos para o transporte urbano será apoiada pela experiência da TII em gerenciamento do espaço aéreo, garantindo a integração segura de táxis aéreos pilotados e autônomos e drones de carga em ambientes urbanos. Esses novos corredores aéreos oferecerão soluções inovadoras para o transporte de passageiros e cargas, aliviando a pressão sobre as redes rodoviárias tradicionais e melhorando a conectividade.

“Essa colaboração transformadora com a GCAA está remodelando o futuro do transporte urbano. Com o avanço do gerenciamento do espaço aéreo e a integração de táxis aéreos pilotados e autônomos e drones de carga, não estamos apenas aprimorando a conectividade urbana, mas também impulsionando soluções de mobilidade sustentáveis e acessíveis que beneficiarão as gerações futuras”, acrescentou o CEO da TII, Najwa Aaraj.

“Enfrentar os desafios da mobilidade urbana em tempo real por meio de soluções inovadoras, como táxis aéreos e drones, é um grande passo à frente. Essa iniciativa apoia diretamente o crescimento econômico sustentável ao criar um sistema de transporte flexível e diversificado que alivia a pressão sobre a infraestrutura urbana e promove cidades mais inteligentes e resilientes”, complementou Stephane Timpano, da ASPIRE.

Juntamente com a GCAA, a TII e a ASPIRE definirão os regulamentos do espaço aéreo e desenvolverão sistemas de gerenciamento do espaço aéreo, tornando os Emirados Árabes Unidos uma referência global em mobilidade urbana avançada.

Veja abaixo como foi o Expo eVTOL 2024: