Serviço será feito inicialmente com helicópteros e coletará informações dos consumidores para acelerar o lançamento de operações com eVTOLs em Nova York
A Blade Air Mobility e a Skyports Infrastructure anunciaram uma aliança para lançar um programa piloto que expandirá o atual serviço de transferência de helicóptero por assento da Blade, conectando o Heliporto de Downtown Manhattan e o Aeroporto Internacional John F. Kennedy (JFK).
O novo serviço transportará passageiros que estejam fazendo transferência de e para voos no JFK, além de residentes de Long Island e Queens que estejam indo ou voltando de Manhattan a negócios ou a lazer nos dias úteis.
A instalação, localizada na ponta sul de Manhattan, perto de Wall Street, é um importante centro de aviação de curta distância da cidade de Nova York.
O programa piloto tem como objetivo coletar dados sobre a demanda dos consumidores, a experiência dos passageiros e a logística específica do heliporto de Downtown Manhattan. Essas percepções ajudarão a acelerar e reduzir o risco do lançamento de operações de aeronaves elétricas de decolagem e pouso vertical (eVTOL) na instalação. Espera-se que essas aeronaves silenciosas e livres de emissões substituam os helicópteros.
Nathan Alexander, vice-presidente de aeronaves a motor da Blade, declarou: “O design silencioso e livre de emissões do eVTOL apoiará a expansão de zonas de pouso convenientes e reduzirá os custos de deslocamento. Desde a logística, a experiência do passageiro, as reservas, a equipe de terra e até mesmo o tempo de voo, os serviços de eVTOL serão praticamente idênticos às ofertas atuais de helicópteros da Blade, mas usando aeronaves de última geração.”
Essa colaboração segue a recente nomeação da Skyports pela Corporação de Desenvolvimento Econômico da Cidade de Nova York (NYCEDC) como operadora do Heliporto de Downtown Manhattan por meio de sua joint venture Downtown Skyport com o Groupe ADP, ressaltando o compromisso da empresa com o avanço da mobilidade aérea urbana na cidade de Nova York.
Addison Ferrell, Diretor de Infraestrutura da Skyports, acrescentou: “A Skyports e a Blade estão comprometidas em transformar o Downtown Manhattan Heliport em um dos principais aeroportos de aeronaves elétricas do mundo. Essa aliança com a Blade servirá para acelerar significativamente essa missão comum de liberar os céus para voos eVTOL”.
Esse serviço está programado para começar em abril deste ano. Os voos serão oferecidos nos dias úteis, das 15h às 19h. Os clientes podem comprar voos por assento a partir de US$ 195, ou a partir de US$ 95 com um Blade Airport Pass ou um Commuter Pass para aqueles que voam entre casa e trabalho.
Veja abaixo como foi o Expo eVTOL 2024: