ANAC seleciona VertiMob e PRS para sandbox regulatório de vertiportos

Empresas selecionadas terão 24 meses para implementar vertiportos que servirão como base para a elaboração normativa desse tipo de infraestrutura no Brasil

A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) selecionou a VertiMob Infrastructure e a PRS Aeroportos para participarem do Sandbox Regulatório de vertiportos. O resultado foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) de 31 de janeiro de 2025.

A partir de agora as empresas devem enviar a documentação necessária para pactuar os Termos Específicos de Admissão e, então, dar início aos projetos dentro do ambiente regulatório experimental.

Após a assinatura, as empresas terão 24 meses para desenvolver soluções com o uso de novas tecnologias e que contem com aspectos como: leiaute da área de pouso e decolagem das aeronaves, trajetórias de aproximação final e decolagem, capacidade de suporte das infraestruturas físicas, sistema de combate a incêndio, espaço físico para manutenção, reparo e serviços de apoio, requisitos de ruído aeronáutico e controle de acesso apropriado (facilitação e security).

A VertiMob pretende construir um vertiporto no aeroporto de São José dos Campos em parceria com a SJK Airport, empresa que administra o terminal paulista. Além da concessionária, estão juntos no projeto a Eve Air Mobility, Dassault, Voar Aviação Executiva e Engeletrica. Por sua vez, a PRS Aeroportos tem deve implementar um vertiporto no Campo de Marte, na capital paulista, em parceria com a UrbanV, Gol, Eve, Lillium e Shaipher.

O sandbox regulatório é um dos instrumentos a serem usados pela Anac para a elaboração normativa sobre vertiportos e visa permitir o desenvolvimento de novas tecnologias em um ambiente de avaliação pelas agências reguladoras, permitindo a flexibilização dos normativos existentes para testar possibilidades e desenvolver novos modelos de regras para segmentos inovadores. Assim, é possível testar e avaliar tecnologias e técnicas experimentais para, em seguida, definir requisitos de segurança e os testes que poderão ser incorporados aos novos segmentos.

Ao todo, 38 propostas foram apresentadas à comissão de avaliação e julgamento, que considerou os critérios do Edital nº 22/2024 para definir as classificadas.

Veja abaixo como foi o Expo eVTOL 2024: