Vertical Aerospace inicia os testes de transição entre voo vertical e horizontal

Fabricante britânica recebeu autorização da iniciar a última fase do programa de ensaios em voo do protótipo VX4, um dos mais complexos para aeronaves eVTOL

A Vertical Aerospace, fabricante britânica de aeronaves elétricas de decolagem e pouso vertical, recebeu sua autorização para voar da Autoridade de Aviação Civil do Reino Unido (CAA) e iniciou a “Fase 4 – Transição” dos testes de voo, a etapa final do seu programa de testes de voo do protótipo VX4.

Esta aprovação regulamentar permite que a equipe de testes de voo da Vertical comece a testar a manobra de transição que define o protótipo VX4 – alternando entre o modo de pairar (“modo helicóptero”) e o modo de voo com asas (“modo avião”).

O piloto de testes da Vertical, Paul Stone, realizou o primeiro voo desta fase às 10h11 GMT do dia 13 de novembro de 2025.

A “Fase 4 – Transição” representa a fase final do programa de testes de voo do protótipo VX4 e segue a conclusão das Fases 1 a 3, no início do ano. Estas confirmaram as qualidades de voo do VX4 e incluíram o voo em espaço aéreo aberto pela primeira vez.

Para se preparar para o voo piloto de transição, as equipes de engenharia e testes da Vertical concluíram recentemente extensos testes de simulação, em solo e em voo, em colaboração com a CAA do Reino Unido, verificando todos os 200 requisitos mínimos de segurança da aeronave.

Em apoio à nossa Licença de Voo, mais de 20 mil páginas de informações técnicas e de segurança foram atualizadas e enviadas à CAA. A CAA está trabalhando em estreita colaboração com a Agência Europeia para a Segurança da Aviação (EASA) na certificação e validação simultânea do VX4 de acordo com os mais altos padrões globais de segurança exigidos para uso comercial.

“Receber nossa Permissão para Voar e iniciar a Fase 4 marca um momento decisivo para a Vertical Aerospace. Nossa equipe passou meses verificando todos os sistemas principais sob estreita supervisão regulatória, refletindo nossa abordagem única e robusta à certificação. A Fase 4 é uma demonstração crítica da capacidade única do rotor inclinável do VX4 e um importante avanço técnico e de certificação”, disse Stuart Simpson, CEO da Vertical Aerospace.


Veja como foram as feiras DroneShow RoboticsMundoGEO ConnectSpaceBR Show e Expo eVTOL 2025, com mais de 10 mil visitantes de 30 países, 150 expositores, 200 palestrantes e 150 horas de conteúdo: