Joby fecha parceria com a Nvidia por voos autônomos com eVTOL

Fabricante americana terá acesso à plataforma Nvidia IGX Thor e poderá acelerar o desenvolvimento de recursos de autonomia aeroespacial certificados para segurança e desempenho

A Joby Aviation anunciou uma colaboração com a Nvidia e se tornou a única parceira de lançamento no setor de aviação para a nova plataforma Nvidia IGX Thor. Alimentada pela arquitetura Nvidia Blackwell, a plataforma de nível industrial foi projetada para impulsionar a próxima geração de aplicações de IA física. Essa colaboração exclusiva impulsionará o desenvolvimento da tecnologia de voo autônomo Superpilot da Joby em plataformas militares e civis.

“Os sistemas autônomos em desenvolvimento na Joby estão prontos para complementar a inteligência humana, proporcionando velocidade, precisão e resistência além do que uma pessoa sozinha é capaz”, disse Gregor Veble Mikić, Líder de Pesquisa de Voo da Joby. “Para isso, uma aeronave precisa de um computador de bordo poderoso que possa interpretar quantidades extraordinárias de informações para tomar decisões em tempo real. Combinando o poder de processamento da Nvidia com nosso projeto de aeronave de classe mundial, certificação e rigorosos recursos de testes de voo, estamos possibilitando uma nova era de autonomia com foco na segurança na aviação.”

A Joby está desenvolvendo o Superpilot para interagir com o mundo por meio de um conjunto contínuo de funções autônomas. O suporte da Nvidia aos padrões de segurança funcional reconhecidos pelo setor na plataforma IGX Thor permite que a Joby busque a certificação de autonomia para aplicações de defesa de curto prazo e aplicações civis de longo prazo, à medida que a Administração Federal de Aviação dos EUA (FAA) avança nos recursos do espaço aéreo nacional.

A integração desse nível de computação avançada pode transformar a segurança operacional e a capacidade de missão, permitindo recursos em tempo real a bordo, como:

  • Gerenciamento Autônomo de Missão: permite que a aeronave determine, solicite e siga as rotas de voo ideais, adapte-se a mudanças no clima, instruções de controle de tráfego aéreo ou eventos inesperados, com interação intuitiva entre homem e máquina para garantir o sucesso da missão.
  • Processamento de Radar e Percepção: o processamento a bordo processa dados de alta taxa de sensores de radar, LiDAR e visão para obter uma ampla percepção ambiental, percepção e localização precisas de objetos para navegar com segurança no espaço aéreo em todas as condições.
  • Fusão de Sensores: o processamento de alto desempenho integrado combina dados de uma ampla gama de sensores para fornecer estimativa confiável e precisa do estado da aeronave e consciência situacional nos ambientes mais desafiadores. Isso também estabelece uma base para o desenvolvimento de recursos que aprimoram a percepção operacional, a confiabilidade e o desempenho.
  • Monitoramento preditivo da saúde do sistema: a aeronave será capaz de aprimorar modelos de seu próprio funcionamento e confiabilidade, prevendo quando os componentes do sistema podem precisar de atenção e alertando os membros da tripulação antes que se torne um problema.
  • Modelagem de gêmeo digital: com recursos de computação poderosos e confiáveis, uma aeronave pode carregar um modelo de gêmeo digital de si mesma e do ambiente ao seu redor, que coleta dados de cada voo para aprimorar sua precisão. Essas informações podem então ser integradas aos sistemas de controle de missão para otimizar o desempenho e a eficiência.