Parceria entre Archer Aviation, AD Ports Group e Falcon Aviation usará estruturas existentes e regulamentações atuais do espaço aéreo de Abu Dhabi para reduzir custos e acelerar introdução de voos com eVTOL na região
A Agência Geral de Aviação Civil dos Emirados Árabes Unidos (GCAA) aprovou um projeto para a transformação de um heliporto do Terminal de Cruzeiros de Abu Dhabi em um heliporto híbrido para operações de helicópteros e aeronaves elétricas de decolagem e pouso vertical (eVTOL).
O projeto foi desenvolvido a partir de uma parceria entre Archer Aviation, AD Ports Group e Falcon Aviation. Esse primeiro local foi escolhido devido à sua localização no no Porto Zayed, que é um dos principais centros do setor de cruzeiros da região, recebendo mais de 650 mil visitantes todos os anos.
Quando concluído, este local deverá ser o primeiro heliporto híbrido disponível para as primeiras operações de táxi aéreo comercial em Abu Dhabi e parte da rede de infraestrutura mais ampla da Archer nos Emirados Árabes Unidos, com operações iniciais planejadas com a Abu Dhabi Aviation (ADA).
A GCAA se tornou a primeira autoridade global de aviação civil a desenvolver padrões regulatórios para infraestrutura híbrida — uma estrutura pioneira projetada para apoiar a operação segura, interoperável e eficiente de helicópteros e eVTOLs a partir de uma única plataforma. Após consulta à indústria, esses padrões propostos estão sendo finalizados e a caminho da publicação até julho de 2025, marcando um passo significativo em direção à integração da mobilidade aérea avançada aos ecossistemas de aviação existentes.
Sob essa orientação, a Archer e seus parceiros planejam adicionar infraestrutura de carregamento e atualizar os sistemas de pouso e segurança para permitir o uso por aeronaves eVTOL. Ao modernizar uma instalação existente, a Archer pode capitalizar as regulamentações do espaço aéreo, o zoneamento e as estruturas já existentes, sem incorrer no custo e no tempo necessários para construir um vertiporto personalizado.
“Este marco não se trata apenas de infraestrutura — ele reflete o compromisso inabalável dos Emirados Árabes Unidos com a inovação e a liderança global em Mobilidade Aérea Avançada”, disse Sua Excelência Saif Mohammed Al Suwaidi, Diretor Geral da GCAA. “Por meio de nossa estreita colaboração com a Archer e a Falcon Aviation Services, estamos possibilitando um futuro em que o transporte aéreo sustentável e de alta tecnologia se tornará parte essencial de nossa paisagem urbana. Esta aprovação representa uma nova era para a aviação civil, impulsionada por parceria e visão”, acrescentou.
“Aproveitar os ativos de aviação existentes é um pilar fundamental de nossa estratégia de lançamento. Isso nos permite avançar com rapidez e segurança, preparando a infraestrutura crítica antes do lançamento comercial planejado. Essa conquista só foi possível por meio de fortes parcerias com a GCAA, a ADIO e nossos parceiros operacionais locais”, disse Adam Goldstein, CEO e cofundador da Archer.
“Temos orgulho de apoiar a visão dos Emirados Árabes Unidos, introduzindo uma infraestrutura preparada para o futuro que não apenas aprimora nossa oferta turística, mas também apoia a mudança para soluções de mobilidade aérea mais sustentáveis e avançadas”, acrescentou o Capitão Ramandeep Oberoi, CEO da Falcon Aviation Services.
Veja abaixo como foi o Expo eVTOL 2024: