A partir de agora, VertiMob e parceiros terão dois anos para desenvolver um vertiporto para testes com eVTOLs no aeroporto de São José dos Campos
A VertiMob Infrastructure e a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) assinaram nesta sexta-feira (11) o termo específico de admissão ao Sandbox Regulatório de Vertiportos, dando início ao período de desenvolvimento de infraestrutura para aeronaves elétricas de decolagem e pouso vertical (eVTOLs) em ambiente experimental no Brasil.
Para a assinatura, estiveram presentes representantes da VertiMob e de empresas parceiras nessa empreitada: Eve Air Mobility, Dassault Systêmes, Voar Aviation, Engelétrica e SJK Airport. Por parte da ANAC, o termo foi assinado pelo diretor-presidente da agência, Roberto Honorato.
“Hoje marca o início de uma revolução na mobilidade aérea urbana no Brasil. Esse momento simbólico mostra que a indústria está reunindo esforços para desenvolver um ecossistema eficiente e seguro para operações aéreas com eVTOLs, e temos muito orgulho em fazer parte disso”, comentou à MundoGEO o CEO da VertiMob, Bruno Limoeiro.
A partir de agora, a VertiMob terá 24 meses para desenvolver um vertiporto no aeroporto de São José dos Campos e testar aspectos como layout da área de pouso e decolagem das aeronaves, trajetórias de aproximação final e decolagem, capacidade de suporte das infraestruturas físicas, sistema de combate a incêndio, espaço físico para manutenção, reparo e serviços de apoio, requisitos de ruído aeronáutico e controle de acesso apropriado (facilitação e security).
O sandbox regulatório é um mecanismo usado pa Anac para a elaboração normativa sobre vertiportos e visa permitir o desenvolvimento de novas tecnologias em um ambiente de avaliação pelas agências reguladoras, permitindo a flexibilização dos normativos existentes para testar possibilidades e desenvolver novos modelos de regras para segmentos inovadores. Assim, é possível testar e avaliar tecnologias e técnicas experimentais para, em seguida, definir requisitos de segurança e os testes que poderão ser incorporados aos novos segmentos.
Ao todo, 38 propostas foram apresentadas à comissão de avaliação e julgamento, que considerou os critérios do Edital nº 22/2024 para definir as classificadas. Além da VertiMob, a PAX Aeroportos também foi selecionada.
Em março, a MundoGEO promoveu uma live com a VertiMob, que explicou mais detalhes sobre o projeto. O evento é um arquecimento para a feira Expo eVTOL, que será realizada entre 3 e 5 de junho de 2025, em São Paulo.
Veja abaixo como foi o Expo eVTOL 2024: