Concessionária e parceiros terão 24 meses para cosntruir um vertiporto para testes com eVTOLs no aeroporto do Campo de Marte, em São Paulo
A PAX Aeroportos e a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) assinaram nesta sexta-feira (11) o termo específico de admissão ao Sandbox Regulatório de Vertiportos, iniciando o período de 24 meses para o desenvolvimento de infraestrutura para aeronaves elétricas de decolagem e pouso vertical (eVTOLs).
O termo foi assinado pela PAX na presença de parceiros no projeto, como a italiana UrbanV, Gol, Eve Air Mobility e Saipher. A partir de agora, esse consórcio vai desenvolver um vertiporto no Campo de Marte, em São Paulo.
“Esta iniciativa estratégica representa um marco significativo para o desenvolvimento da mobilidade aérea avançada (AAM) no Brasil, criando um campo de testes para soluções inovadoras em condições do mundo real”, comunicou a PAX Aeroportos.
O objetivo é testar aspectos como layout da área de pouso e decolagem das aeronaves, trajetórias de aproximação final e decolagem, capacidade de suporte das infraestruturas físicas, sistema de combate a incêndio, espaço físico para manutenção, reparo e serviços de apoio, requisitos de ruído aeronáutico e controle de acesso apropriado (facilitação e security).
O sandbox regulatório é um mecanismo usado pela Anac para a elaboração normativa sobre vertiportos e visa permitir o desenvolvimento de novas tecnologias em um ambiente de avaliação pelas agências reguladoras, permitindo a flexibilização dos normativos existentes para testar possibilidades e desenvolver novos modelos de regras para segmentos inovadores. Assim, é possível testar e avaliar tecnologias e técnicas experimentais para, em seguida, definir requisitos de segurança e os testes que poderão ser incorporados aos novos segmentos.
Ao todo, 38 propostas foram apresentadas à comissão de avaliação e julgamento, que considerou os critérios do Edital nº 22/2024 para definir as classificadas. Além da PAX Aeroportos, a VertiMob Infrastructure também foi selecionada.
Veja abaixo como foi o Expo eVTOL 2024: